Páginas

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes


Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff  é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff" diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantesé um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.

Como vários livros que eu li, esse foi pego na biblioteca por mim há uns dois anos atrás. Eu fiquei encantada pela capa e resolvi levar. Entretanto quando comecei a leitura parei, pois naquela eu tinha ficado com preguiça do inicio (eu devia ter uns 12 anos).
Já ano passado, eu vi o livro de novo, fiquei curiosa e decidi ler para valer. Resultado: reli mais duas vezes e acabei comprando. Eu gostei muito da história e hoje é um dos meus livros preferidos.
Esse romance conta a história de Catherine e Heathcliff, que são amigos desde criança, o pai da Cathy trouxe o Heathcliff com ele após uma viagem, e os dois sempre aprontavam juntos. Um dia, foram espiar a fazenda vizinha dos Linton e acabaram pegos. A Cathy acabou sendo obrigada a ficar para aprender a se comportar como uma dama enquanto Heathcliff  passou esses anos sozinho.
Ao retornar Cathy está totalmente mudada. Heathcliff fica desesperado com a mudança, pois percebe que sente algo mais por ela do que apenas amizade, e para tentar ficar com ela, tenta se transformar em um cavalheiro.
Cathy, entretanto, confessa que ama Heathcliff, mas que eles nunca poderiam ficar juntos pois não teriam dinheiro para se sustentarem. Ela aceita se casar, dessa forma, com Edgar Linton.
Com sentimentos de raiva e vingança, Heathcliff vai embora da fazenda e ao retornar, está mais que rico.
Cathy, no entanto, depois dessa partida enlouquece e fica muito doente (todas suas vontades teriam de ser feitas), mas, ao acabar se encontrando com seu amado, já delirando, morre em seus braços.
Cegado de rancor, Heathcliff vai enlouquecendo aos poucos também e só encontra forças para sobreviver com uma ideia fixa de vingança.
O final é surpreendente, (você nunca imaginaria que aconteceria algo assim no meio do livro), e certamente é um dos melhores livros da literatura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário