Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Li para fazer um trabalho de português. Bem, considerando que é uma obra do Machado de Assis, que é bem antigo, e o tema é um romance infeliz... Não é muito o meu estilo, pelo o menos.

O personagem, também autor, Brás Cubas, conta a história de sua vida... Teve uma infância feliz onde seu pai sempre sentiu muito orgulho dele.
 Ele teve uma paixão aos 17 anos, Marcela, uma espanhola, que ele teve de deixar para trás, para estudar na Europa. Ao chegar ele a reencontra, só que ela não era a mesma coisa, a doença havia retirado toda a sua beleza.
Cubas também teve uma grande amor... Virgília... Os pais queria que eles se casassem no inicio, mas eles acabaram se abandonando. Quando se reencontraram Virgília estava casada com um político, Lobo Neves. Entretanto, foi aí, que eles descobriram que se amavam.
"Sim, senhor, amávamos. Agora, que todas as leis sociais nós impediam, agora é que amávamos."
Não vou dizer se eles ficaram juntos, ou não. Só vou dizer para não criarem grandes expectativas com esse livro... Experiência própria...
Frases do livro:

"Raivas, se as tinha, ficavam encerradas em seu coração."

"Creio que nesta noite, apertei-lhe a mão com muita força, e ela deixou-a ficar, como esquecida, e eu a abraça-lá, e todos com olhos em nos, e nos outros que também se abraçavam e giravam... Um delírio."

"Não pude dormir; estirei-me na cama, é certo, foi o mesmo que nada. Ouvi as horas da noite. Usualmente quando eu perdia o sono, o bater da pêndula fazia-me muito mal; esse tique-taque soturno, vagaroso e seco parecia dizer a cada golpe que eu ia ter um instante menos de vida."

"Ele dá de ombros, fecha a janela, estira-se na cama e folheia o livro devagar com amor, aos goles..."

"Com efeito, eu havia faltado à palavra que dera... Questão de ciúmes."

"Digam o que quiserem os hipocondríacos: a vida é uma coisa doce."

" O caso dos meus amores andava mais público do que eu podia supor."

"Quem escapa a um perigo ama a vida com outra intensidade."

" Nos primeiros dias, depois daquele incidente, folgávamos de imaginar o dia da separação, se houvesse separação, a tristeza de um e outro... E para fugir ao suposto perigo, apertávamos com abraços.

"Uma conversa sem palavras entre a vida e a vida, o mistério e o mistério."

"Mas o mundo da lua, esse desvão luminoso e recalcado do cérebro, que outra coisa é senão a afirmação desdenhosa da nossa liberdade espiritual?"

"Começo a ficar patético e prefiro a dormir."

"Não importa; a loucura entra em todas as casas."

"Uma hora de ilusão que lhe da a maior felicidade do mundo."

"A voz mal podia sair-me do peito; e aliás não tinha descoberto toda a cruel verdade."

"Quando levantou a cabeça vi que chorava deveras... Digo-vos que as lágrimas eram verdadeiras."

" Cuido que não nasci para situações complexas. Esse empurrar de coisas oposta, desequilibrava-me."

" A dor cedia algumas vezes, mas cedia a indiferença, que era um sono sem sonhos, ou ao prazer, que era um a dor bastarda."

" A voz mal podia sair-me do peito; e aliás não tinha descoberto toda a cruel verdade."

"Reconciliação  oportuna, porque a solidão pesava-me, e a vida era pra mim a pior das fadigas, que é fadiga sem trabalho." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário